Política Geral de Trocas e Devoluções

A ZAX é um marketplace que existe para ajudar fornecedores (fabricantes, atacadistas, distribuidores e representantes de vendas) e revendedores a construir e expandir seus negócios. Portanto, nós não temos uma política de devolução própria (pois não vendemos as mercadorias). Cada reclamação que um revendedor faz é enviada ao fornecedor para que as partes conversem e resolvam o problema. Porém, a ZAX irá intermediar, quando necessário, para ajudar as partes a chegar a um acordo mutuamente aceitável, em casos em que haja uma disputa ou em situações em que uma das partes não consegue contato direto com a outra.

Política Trocas e Devoluções - Lojas 

Considerando que as compras realizadas por meio do aplicativo/site são de volume, na forma de atacado, e com o intuito sempre de revenda pelos Compradores aos consumidores finais (ou seja, modelo B2B básico, mesmo que algumas das compras tratem de pessoas físicas como: sacoleiras, revendedores de bairro, etc.), não há que se falar na aplicabilidade direta do código de defesa do consumidor contra a ZAX e, consequentemente, em direito de arrependimento contra este intermediário. Desta forma, considerando tal inaplicabilidade, em especial por apenas intermediar a cadeia de consumo de fornecedores, não serão aceitas devoluções com base no arrependimento por absoluta inaplicabilidade jurídica.

Como questão imprescindível para o bom andamento do processo de devolução/mediação, faz-se necessário que o comprador SEMPRE grave a abertura dos pacotes, assim que for efetuar tal procedimento, para comprovar que:

  1. Trata-se do pacote encaminhado pela loja correta (mostrar o destinatário/remetente e objeto no pacote);
  2. Mostrar o conteúdo, assim que aberta a caixa;
  • Faça a conferência das peças, tanto do número de peças quanto em relação às características (cor, mangas, etc.);

Após receber um pedido que contenha peças com defeito ou que sejam peças erradas*, o cliente tem 3 dias para abrir uma solicitação através do botão de ajuda no aplicativo.

Para pedidos em que cliente/loja entram em acordo, é necessário que o cliente clique no botão “solicitar ajuda ZAX” para que a equipe possa iniciar o processo de devolução:

  • A equipe de atendimento, disponibilizará o código reverso para a devolução das peças sem custo para o cliente. 
  • O prazo para devolução das mercadorias é de 7 (sete) dias corridos após recebimento do código de postagem. 
  • O dinheiro é reembolsado com a mesma forma de pagamento em que o cliente utilizou para realizar sua compra ou o cliente pode optar por deixar o valor como crédito para compras futuras no aplicativo.
  • O prazo para estorno são 2 dias úteis após recebimento e avaliação da mercadoria.

Caso não haja acordo entre as partes, a ZAX faz a avaliação e intermediação do problema através da área de ajuda, acessada através do botão “ajuda” na barra de navegação do aplicativo.

*Para casos que não há a opção de seleção de cores/estampas das peças no momento da compra e constar no item a mensagem: "Você receberá as cores e estampas disponíveis. A loja não entrará em contato para realizar a escolha". Não será considerado erro no pedido.